Notícias

O Teatro Arthur Azevedo de Campo Grande no Rio de Janeiro foi reinaugurado no dia 21 de novembro de 2024 com muitas atrações e tendo como ponto alto um grande show de pagode.

A Web TVCampo Grande-RJ esteve lá!
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 20/12/2024 08:01
  • Autor: Web TVCampo Grande
A história é a nossa identidade, não a ignoremos
O Teatro Arthur Azevedo foi inaugurado em 18 de agosto de 1956 com a peça teatral de Arthur Azevedo chamada "A almanjarra". Uma homenagem justa a este grande autor.

Foi reinaugurado em 21 de novembro de 2024 o  teatro Arthur Azevedo em Campo grande - Rio de Janeiro. Após um ano fechado para reformas, e estando como diretor o Sr. Ronaldo Pereira, o Sr. Jackson Emerick como presidente da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros Secretária de Cultura do Estado e Economia  Criativa, Cláudio Castro Governador do Estado do Rio de Janeiro, o Teatro Arthur Azevedo em Campo Grande do Rio de Janeiro, é reinaugurado em grande estilo com um show de pagode, marcando um momento histórico para a cultura do Estado do Rio de Janeiro. A noite festiva contou com diversas atrações, abrangendo teatro, dança e música, além de momentos emocionantes que conectaram o passado e o presente desse histórico espaço cultural.
Na abertura, enquanto o público adentrava ao teatro, a professora Dineyar Valente Plaza, pioneira no ensino musical no bairro, e fundadora da primeira academia de música em Campo Grande na década de 50, realizou uma apresentação especial. A Professora Dineyar Valente Plaza foi a única pessoa presente que participou da inauguração original do teatro em 18 de agosto de 1956. Dineyar também integrou o grupo teatral "Teatro Rural do Estudante" criado em 14 de julho de 1952, que compôs a primeira diretoria do teatro Arthur Azevedo sob a liderança do renomado ator Rogério Fróes, também componente do grupo "Teatro Rural do Estudante".
Dineyar emocionou o público com três números musicais, acompanhada por Zé Gomes ao pandeiro, José Gomes é um dos maiores percussionistas brasileiro, sobrinho e herdeiro do lendário Jackson do Pandeiro,  Giló, mestre da percussão e conhecido por sua atuação ao lado de grandes nomes da MPB,  violão Ely de Oliveira, violonista, arranjador musical e músico atuante na cena musical carioca.

A programação seguiu com uma breve apresentação do grupo de dança, Cambaio Cia de Dança, fundado pelo consagrado bailarino, intérprete e coreógrafo Roberto Silva. Houve também uma performance de um ator caracterizado de Arthur Azevedo. Como prelúdio para o show principal, o bailarino, coreógrafo, ator e cantor internacionalmente reconhecido Neris Cavalcante encantou o público com dois números musicais.
E finalmente culminando como grande atração da noite, o show de pagode com Suel que fechou a reinauguração celebrando a revitalização desse espaço histórico e reafirmando a importância do Teatro Arthur Azevedo para a cultura do Estado do Rio de Janeiro, e do Brasil.
(Ely de Oliveira).